Como a manutenção elétrica pode ajudar você a blindar todo o seu negócio e sua residência especialmente em cenários de crise, como a pandemia?
Bem, um fato você já sabe: num mundo cada vez mais competitivo, a manutenção elétrica preventiva, preditiva ou corretiva é imprescindível para garantir que o setor industrial opere em segurança e com o máximo de eficiência.
Realizar a inspeção planejada de máquinas, motores e instalações elétricas significa ter bom desempenho e identificar falhas antes que aconteçam, evitando problemas como:
Consequentemente, a manutenção elétrica evita perdas. Também mitiga paralisações e falhas que reduzem a produtividade e elevam o custo do produto. Com isso, o tornam sua indústria mais atrativa ao consumidor.
Mas não é só! O pulo do gato é que a manutenção elétrica industrial, seja preventiva, preditiva ou corretiva, também está ajudando as empresas a enfrentarem cenários de crise.
Durante a pandemia de covid-19, por exemplo, a manutenção elétrica ganhou um novo papel na indústria: o de nortear adaptações no layout das plantas industriais e o planejamento de novos arranjos produtivos. Isso porque muitas corporações precisaram se recriar para se manter no mercado.
Vamos tomar como exemplo a recessão econômica mundial gerada pela pandemia de Covid-19. A crise sanitária obrigou muitas empresas a desligarem máquinas e ajustarem sua produção.
Isso para reduzir a fabricação de produtos não essenciais ao momento. Ou para direcionar máquinas e motores a novos produtos, mais adaptados à realidade do mercado em meio à pandemia.
Nesse sentido, a manutenção elétrica industrial recebeu novo foco, no qual “manutenção” significa, essencialmente, “manter em ação”.
Ou seja: mais que proteger instalações, ela ajuda as empresas a continuarem operantes, mesmo diante de mudanças bruscas de mercado.
Isso é essencial porque, cada vez mais, o setor produtivo precisa encontrar formas de se reinventar, adaptando-se a cenários flutuantes.
É onde a manutenção elétrica industrial entra como ferramenta, possibilitando que essas mudanças sejam alinhadas a rearranjos nos layouts de produção.
“Se eu quero mudar, diminuir ou aumentar, eu preciso rever o projeto elétrico” – explica Diogo Indalécio, Engenheiro Eletricista e CEO da DHI
Para o engenheiro: “O projeto elétrico precisa ser adaptado a essa nova situação junto ao gestor da planta industrial, para assumir determinada finalidade que quero para aquela linha que será desativada ou aumentada, a linha que eu quero mudar”.
Nesse cenário, além de inspecionar equipamentos e evitar falhas, a manutenção elétrica possibilita às indústrias operacionalizar com segurança as mudanças necessárias em layouts produtivos, rearranjos e reformas (ou retrofits).
“A manutenção elétrica industrial acaba se encontrando com o retrofit elétrico quando eu quero fazer uma remodelagem, um rearranjo, uma mudança de layout industrial” – explica o especialista.
Não fique contanto apenas com a sorte, a manutenção preventiva é importantíssima para sua segurança empresarial e familiar. Conte com a DHI neste momento, entre em contato conosco.
Manutenção elétrica preventiva é segurança para sua empresa e sua família. N!ão conte apenas com a sorte, conte coma DHI para prevenção de problemas elétricos em seu negócio ou residência.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.